domingo, 16 de março de 2014

Urbem Ageli

Ediney Santana
Lançado este ano, Urbem Angeli, é o primeiro romance de Ediney Santana, autor de livros de poesias, contos e um sobre política, agora ao publicar Urbem Angeli firma sua presença como um dos mais criativos e inteligentes escritores da sua geração. A novidade de Ediney Santana como escritor é a coragem como aborda alguns temas que parecem distantes da maioria dos escritores em atividade no país, ao lermos livros publicados recentemente podemos ter a impressão que vivemos em um país maravilhoso, grande parte da literatura atual do Brasil narra ou personagens psicologicamente  moribundos que colocam suas vidas como estrelas de um universo egoísta e demente ou é autoajuda, Ediney Santana é sem medo, soco no estômago, talvez por isso a crítica literária ignore politicamente sua existência.
Urbem Angeli narra a vida ao avesso de uma pequena cidade dividida entre o povo, cidadãos e políticos, uma elite política controla tudo que acontece na cidade, uma atmosfera pesada, dolorosa, triste e sem esperança. Urbem Angeli é um livro seco, mas um livro criativo, prazeroso e que desafia a estética canastrona da felicidade ou da literatura fútil feita para ninar gente que insiste em não encarar a realidade ou pior negar o direito do outro em dizer não.
Ediney Santana é um convite para redescobrimos nossa literatura em sua faceta mais aguda, como dito, seu ganho são os temas, suas posições política, de maneira direta cria uma sociedade desastrosa e perversa, Urbem Angeli se passa em uma cidade, mas podemos entender como uma metáfora para esse Brasil de hoje que é a soma de tantas doenças históricas.
Urbem Angeli é isso, um romance que busca sintetizar nossas doenças históricas, nossas verdades indigestas e nossas mentiras cordiais. Ediney Santana é um dos raros  e prazerosos momentos em que a criatividade encontra a liberdade intelectual, Urbem Angeli antes ao negar a sociedade atual é também um convite a reação, criatividade, dizer para si mesmo que nem todos são povo ou cidadãos, há uma terceira categoria sociológica que não faz parte da aristocracia, da elite divindade, essa categoria quer apenas viver plenamente seus momentos de vida e paixão.
Gabriely Del Fabria
Jornalista, Rio de Janeiro, 10 de março de 2014
Compre o livro aqui: https://clubedeautores.com.br/book/154163--Urbem_Angeli#.UyWzsvldVqU






Nenhum comentário:

Postar um comentário